Só Templates

Créditos



Layout by



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Verme do coração - Dirofilariose

Sabes o que é o verme do coração? Hmm.. se calhar já ouviste falar, mas não sabes o que é... ou então nunca tinhas ouvido falar...

Mas nós, Lada, como gostamos de prevenir e informar quem se importa com os animais, vamos falar-vos deste maldito parasita que é comum em cães.

A dirofilariose é uma doença causada por um verme que se desenvolve dentro do coração dos cães, e ás vezes gatos e ferrets (mas em menos quantidade), e que pode atingir até 35 cm de comprimento. Este parasita é chamado dirofilária, daí o nome da doença. Por habitar o coração e grandes vasos sanguíneos, a dirofilária causa obstrução à passagem do sangue. Para compensar o problema, o coração terá que trabalhar mais e com mais força. Com o decorrer do tempo, haverá enfraquecimento do músculo cardíaco que irá dilatar-se.


Em consequência disso, sinais de doença cardíaca - como perda de peso, cansaço, tosse, dificuldade de respirar, falta de ânimo e abdômen grande - estarão presentes numa fase mais adiantada da doença.

O cão pode adquirir a dirofilária se for picado por um mosquito infectado. E o mosquito, por sua vez, infecta-se ao picar um cão que já tenha a doença. As formas infectantes do verme que o mosquito transporta e transmite ao cão podem levar até 6 meses para se desenvolverem em larvas adultas. O cão pode conviver com o verme durante anos sem apresentar qualquer sinal. Porém, quando esses sintomas aparecem, a doença já está avançada. Ela também pode ser transmitida de um cão para outro ou para o ser humano através de mosquitos, sendo que os principais transmissores são o Aedes e o Culex, mas outros mosquitos também podem transmiti-la.

Existe tratamento para a dirofilariose, mas o ideal é que se diagnostique a doença antes dos sinais clínicos aparecerem. Para isso, existem exames específicos que detectam a presença de larvas jovens da dirofilária (microfilárias) na corrente sanguínea. Se existem larvas jovens, isso indica a presença do verme adulto e aí o tratamento é iniciado. Porém, mesmo eliminando o verme, os danos que ele causou ao coração podem ser irreversíveis.

A melhor maneira de se evitar a dirofilariose é fazer um esquema preventivo de tratamento. Para isso, existem drogas que matam as pequenas larvas que são passadas para o cão através da picada do mosquito, impedindo que a doença se desenvolva. Alguns medicamentos de uso contínuo para controle de pulgas e vermes já possuem efeito contra as larvas jovens. O tratamento é simples, administrado por via oral.

Como a dirofilariose está presente em áreas litorâneas, animais que habitam ou frequentam o litoral devem receber o tratamento preventivo desde filhotes. Outras áreas também podem apresentar a doença, assim o proprietário deve informar-se com seu veterinário sobre a necessidade ou não de medicar o animal. Para a dirofilariose, a prevenção é o melhor remédio.

Para quem esteja a ver este blog no Brasil, e tenha um animal, estima-se que hoje no Brasil, cerca de 8% dos cães estejam infectados (corresponde a 2,2 milhões de cães) com este verme. As regiões mais afectadas são:

Região dos Lagos(RJ), Bertioga(SP), Niterói(RJ), Petrópolis(RJ), cidade do Rio de Janeiro(RJ), região de São Lourenço(SP), Mairiporã(SP), São Luis(MA), Recife(PE), entre outras.

Pois é meus amigos... ao prevenir, têm a certeza que o animal nao terá este parasita no seu corpo. Esperamos que tenhamos ajudado a esclarecer as dúvidas que tinham sobre este verme.


Eles agradecem*


LADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiveres alguma ideia, não hesites em nos contar!
Se apenas comentares, agradecemos na mesma!

Por favor, assinem, caso ponham anónimo.


Obrigada