Só Templates

Créditos



Layout by



quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Foie gras

Imagina que acabaste de comer uma enorme refeição. Sentes-te cheio, a transbordar. Logo a seguir és obrigado a repetir outra igual, não aguentas mais. Mas a seguir vem outra igual e depois outra... Sentes-te inchado, a rebentar.

A agonia é tremenda, não consegues mexer-te e muito dificilmente consegues respirar.Este é o terrível tratamento por que passam os patos e os gansos para a produção do patê de foie gras. Cada ano, cerca de 10 milhões de gansos e patos são criados com esse fim, produzindo 16800 toneladas dos seus fígados em todo o mundo (números de 1998). A França é a maior produtora, com quase 80. O restante "foie gras" é produzido pela Hungria, Espanha, Israel, EUA,

Bélgica, Bulgária e Roménia. A produção de fígado de ganso já foi banida na Alemanha, Dinamarca, Noruega e Polónia. Recentemente, Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, também aprovou uma lei que proíbe a alimentação forçada de gansos e patos para a produção de "foie gras". No entanto, a lei só entrará em vigor depois de 2012 para dar um prazo aos produtores para alterarem essa prática.

Durante 4 semanas os patos e gansos têm uma alimentação forçada e são mantidos em pequenos compartimentos. Isso torna mais fácil agarrar as aves pelo pescoço e inserir-se, pela garganta abaixo, funis e tubos metálicos de alimentação. As aves são presas e forçadas a abrirem os bicos para lhes introduzirem um cano de metal de 20 a 30 cm que vai até ao estômago. Então é accionada uma alavanca, que bombeia a ração de milho directamente para o estômago da ave.

Em alguns casos colocam um anel elástico apertado no pescoço da ave para o caso de ela tentar regurgitar a ração. Este processo ocorre 3 a 5 vezes por dia. E a ração é composta de milho cozido e às vezes inclui gordura de porco ou de outros gansos com sal.

Cada ave é forçada a ingerir até 3,5 kg de ração por dia, o que equivale a um humano ser forçado a comer 12,5 kg de macarrão. Como consequência da alimentação forçada os animais têm dificuldades em andar e respirar, entre outros danos físicos.

Um estudo concluiu que quase 10% das aves morrem com o estômago rebentado e com alimento a entrar no pulmão. Algumas apresentam também deformações nos bicos e doenças e infecções causadas pela sujidade dos tubos de alimentação.

Depois das 4 semanas de alimentação forçada os patos e os gansos são abatidos. Na maior parte das vezes os fígados estão inchados de 6 até 12 vezes o tamanho normal, formando massas pálidas e inflamadas do tamanho de melões em vez de órgãos firmes, pequenos e sadios.

Apenas os patos (machos) são usados para fazer o patê por produzirem fígados maiores e serem considerados mais resistentes às 4 semanas de tortura. As aves fêmeas são tratadas como lixo. Normalmente as fêmeas recém-nascidas são entulhadas em sacos de nylon, que são amarrados e colocados em latões com água a escaldar.


Aqui está um vídeo de uma investigação no Canadá:

Imagens;

http://brettberk.com/wp-content/uploads/2009/03/foie-gras-5_1.jpg

http://www.e-news.name/images/foie-gras.jpg

http://www.oikeuttaelaimille.net/galleria/albums/foiegras/hudson_foie_gras_trash.sized.jpg

http://www.vgt.ch/vn/0103/foie-gras.JPG

http://blog.peta.org/archives/Brooke_Johnson_Foie_Gras_Ad.jpg



A LADA recusa-se a comer Foie Gras, e tu?

Nós pedimos para não o fazerem, pelos nossos amigos animais, mas cada um sabe o que quer comer.


Eles agradecem*


LADA

Um comentário:

  1. me chamo luciana
    meu email luciana.pascueto@ig.com.br
    enviei parte desse texto de vcs p/ o programa século 21 q hoje deu uma receita com esse foie gras.
    Amo os animais e faço de tudo p/ protegê-los.
    tenho 4 cães e 6 gatos que são a minha vida
    todos de rua e castrados "por mim."
    mande vcs tambpem um recado p/ eles.
    não basta gostar de animais tem que respeitar , e ajudar.
    um abç
    e adorei o site de vcs.

    ResponderExcluir

Se tiveres alguma ideia, não hesites em nos contar!
Se apenas comentares, agradecemos na mesma!

Por favor, assinem, caso ponham anónimo.


Obrigada